Usabilidade de software de Ensino de Matemática como recurso didático

Carga Horária

 

Aulas Teóricas em Sala de Aula: 40:00 h

Horas de Estudo: 20:00 h


Carga Horária Total da Disciplina: 60:00 h

Objetivo: O módulo Ensino de Matemática em ambientes computacionais tem por objetivo preparar os alunos para desenvolver aulas utilizando software educativo gratuito que possibilite o desenvolvimento da usabilidade , competências e habilidades necessárias para utilização destes recursos didáticos.

Ementa:
O uso de software favorável ao ensino de Matemática, abrangendo as perspectivas históricas e prática. A elaboração de um referencial teórico referente a práticas de ensino em ambientes computacionais. Processo de seleção, comparação e usabilidade de software aplicados ao ensino de matemática. Elaboração de sequências didáticas com recursos educacionais.

Referências Bibliográficas

BATISTA, S. C. F. 2004. Softmat: um repositório de softwares para matemática do ensino médio – um instrumento em prol de posturas mais conscientes na seleção de softwares educacionais. Campos dos Goytacazes/RJ, Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia) Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: proposta preliminar. terceira versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: .
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1998.
CANNONE, G.; ROBAYNA, M. S.; MEDINA, M. M. P. O ensino da matemática e as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC): estudo de caso de um grupo professores de ensino fundamental. ciclo I, em Tenerife – Espanha. Zetetiké, Campinas, v. 16. n. 30, p. 107-138, 2008.
COSTA, José Salazar da. Informática na educação: o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem nas escolas de Açu/RN na perspectiva dos atores envolvidos neste processo. Revista Científica Internacional Inter Place Science. Ano 02, nº 04, janeiro 2009
MENDES, Vicente Luiz. O Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática. 2012. 52 f. TCC (Licenciatura em Matemática) Faculdade de Ciências Gerências, Manhuaçu, 2012.
PACHECO, José Adson D; BARROS, Janaina V. O Uso de Softwares Educativos no Ensino da Matemática. Diálogos – Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, Garanhuns, n.8, p.5-13, fevereiro/março, 2013.
PETLA, R. J. (2008). Geogebra: Possibilidades para o ensino de matemática. União da Vitória: PDE/SEED.

Método de Avaliação: Realização das atividades proposta em aula. Elaboração e aplicação de uma sequência didática em aula. Apresentação de um portfólio digital contendo relatórios dos aspectos teóricos e práticos desenvolvido no módulo. A média final será a média ponderada das atividades realizadas.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube